sexta-feira, 15 de maio de 2009

...

3.

A primeira vez que ouvi The First Time Ever I Saw Your Face com atenção foi na voz de Johnny Cash - no IV Volume dos famosos American Recordings (2002).
Era uma daquelas canções que conhecia vagamente, a que nunca tinha dado grande importância. A versão de Cash é, porém, uma experiência quase mística.
Uma canção de amor, como se fosse um hino religioso. Cada palavra arrancada do coração.
Durante semanas, meses, regressei a essa canção. Nada me ligava a ela, ou seja, nada nela me remetia para qualquer epísódio ou pessoa concreta da minha vida. Despida de intenções, tornava-se mais intensa.
Mais tarde, bem mais tarde, interessei-me pela história da canção.
Foi escrita em 1957 por um autor folk (há uma versão no Youtube, para quem queira perceber como se transfigura radicalmente uma canção).
Mas a versão que a tornou conhecida, e à qual têm ido beber todas as que conheço, foi gravada em 1969 por Roberta Flack.
No primeiro post desta série, há um vídeo que conta como nasceu essa versão. E foi só aí que percebi que a versão que conhecia de Roberta Flack (4 min.) era uma edição para single de um original mais longo.
É essa versão que vos ofereço a seguir. Gosto de a ouvir demoradamente, em alta fidelidade, para lhe saborear a atmosfera e os pormenores. Embora a do Cash se tenha tornado a minha versão.

Sem comentários:

Enviar um comentário