domingo, 24 de agosto de 2008

...

O Chiado voltou às páginas dos jornais, mercê do aniversário do grande incêndio.
Apesar de todos os pontos negativos que se lhe possam apontar, o Chiado constitui hoje a única zona decente da Baixa de Lisboa. A única zona dessa Baixa onde se procurou(a) fazer alguma coisa.
Quem percorre o quadriculado que vai dos Restauradores ao Terreiro do Paço (e é melhor nem falar do Martim Moniz...) não pode deixar de meditar nos benefícios mobilizadores que teria uma caixa de fósforos bem utilizada.

5 comentários:

  1. Concordo consigo. O chiado aliás é a única zona urbana do país, a par da avenida dos aliados. O resto é saloice. Só que, sendo honesto intelectualmente, temos que concordar que apesar da degradação da baixa pombalina, é ainda infinitamente preferível à heterogeneidade urbanística do resto da cidade, onde prédios de betão lindíssimos dos anos 60 vivem lado a lado com prédios arte noveau à espera de cairem para construirem lá edifícios envidraçados.

    ResponderEliminar
  2. Entendo o seu ponto de vista. A zona do Saldanha (a Sul e a Norte) é um bom exemplo. E há ainda zonas mais recentes (a Av José Malhoa é quase o paradigma...) em que se perdeu a oportunidade de fazer algo decente. Mas a Baixa, apesar de tudo, é o que mais dói. Basta percorrer a Rua dos Fanqueiros, percorrer os 360º graus da Praça da Figueira, ou passar em qualquer, mas mesmo em qualquer, rua da Baixa e olhar acima do rés-do-chão. Mete dó.

    ResponderEliminar
  3. A Avenida dos Aliados é um ‘case study’ do que não deve ser feito, não por amor à tradição, não pela força da razão – as multidões eufóricas destroem os jardins – mas porque é necessário preservar o que é bom, o que é belo, o que serve, não só à razão, mas, sobretudo, ao coração. E aqui, falamos de uma cidade que poucos espaços ajardinados já tinha e que, por via de uma intervenção modernista, ficou ainda mais cinzenta, desalmada, só.
    Saloia e degradada, a Avenida é agora um corredor de cimento, pontilhado por tentativas pífias de sombra e repouso.
    Acabou-se a cor, a variedade vegetal, os contornos pedonais bordejados a tímida vida que eram aqueles milhares de florzinhas.
    Neste caso, nem um fósforo remediaria.
    Tema ou nota muito incendiária neste ‘post’, caríssimo JMF…

    ResponderEliminar
  4. Cara Margarida,

    Sim, concordo em pleno, referia-me aos prédios à volta da avenida dos aliados, não à praça central. Substituir os ladrilhos da praça por árvores é fácil, aqueles prédios é que já não se fazem.

    ResponderEliminar
  5. Muito bem observado Luís G.! A questão é que os autóctenes não levantam os olhos do chão. É preciso os forasteiros para nos fazer reparar naquilo que temos por adquirido. No que não vemos. Porque olhar para o céu e ver à volta é uma surpresa encantadora.
    Hei-de tirar fotos...; bem lembrado..., e à cautela, para ficar, nunca se sabe...
    E a estatuária que se acomoda naqueles topos; indiscritível. E, infelizmente, tão invisível...

    ResponderEliminar